VIGILÂNCIA EM SAÚDE É TEMA DO SEMINÁRIO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA.

Postado por Blog da ESP-VS em quarta-feira, julho 25, 2012

Apresentação dos Alunos da Residência

Os estudantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família apresentaram suas propostas de trabalho na última sexta-feira, dia 20 de julho na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Com o tema Vigilância em Saúde, as 6 equipes apresentaram vídeos dos territórios estudados, mostrando as potencialidades de cada bairro e os riscos identificados pelas equipes.

A equipe que trabalha no território Vila União, muito conhecido por ter uma fábrica de cimento no bairro, usou uma dinâmica de mapas, onde os integrantes do grupo de caminhada desenharam o mapa de suas realidades, identificando problemas como poluição e insegurança, e um mapa dos sonhos onde eles sugeriam melhorias para a comunidade. No território Coelce, o grupo de mulheres e o grupo de hiperdia enfatizaram a violência como sendo um dos grandes problemas da comunidade. As lavadeiras do Sumaré foram o alvo das preocupações dos estudantes, pois estão sempre expostas ao sol, sem nenhuma proteção, com uma postura física incorreta e sujeitas a sofrerem algum tipo de violência, pois na beira do rio Acaraú, os alunos identificaram restos de material usado para o consumo de drogas.

No bairro Tamarindo, os riscos que as prostitutas correm em sua profissão, como doenças, violência e preconceito, foi o tema do vídeo apresentado pelos residentes. Já no Dom Expedito, território em constante crescimento na cidade, o impacto da construção de novos empreendimentos é uma forte preocupação do grupo de idosos do bairro. A equipe de residentes atuante no local propôs sua intervenção voltada para a hanseníase, depois de constatar que a falta de conhecimento para identificação da doença é visível. Finalizando os trabalhos, os profissionais que atuam no Novo Recanto II apresentaram como riscos a dificuldade de acesso, insegurança, lixo e o conhecimento que a população tem de não serem bem vistos por conta desses problemas.

Para o enfermeiro Valcides Pio, um dos cuidadores dos alunos da Residência, a proposta desta metodologia é abrir o olhar dos residentes para os riscos socioambientais e a inter-relação com as doenças e agravos que a comunidade apresenta. No encerramento, os universitários do projeto VER-SUS fizeram uma apresentação teatral abordando as atividades da vigilância em saúde.

Apresentação dos Alunos da Residência