Residência em Psiquiatria



O Programa de Residência Médica de Psiquiatria (PRM-P) de Sobral foi credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) em dezembro de 2007, sendo o primeiro do interior do Estado. Além disso, foi inovador por ser realizado não em um hospital psiquiátrico, como tradicionalmente ocorria, e sim em uma rede de serviços de saúde, envolvendo os três níveis de atenção.
 
Tal condição inovadora trazia dois grandes desafios: manter a excelência na qualidade do ensino e da assistência dentro de uma Rede de Atenção, mais abrangente e complexa que um serviço isolado, e adequar o modelo curricular a uma concepção que priorizasse as necessidades sociais e locais e a articulação entre serviços assistenciais organizados em Rede.

O Programa de Residência em Psiquiatria de Sobral é desenvolvido pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), escola de governo que coordena os processos de educação na saúde no município, além de ter experiência reconhecida na formação de profissionais de saúde e na coordenação de programas de pós-graduação em saúde.

Como reforço a essa proposta de PRM, o Governo Federal lançou, em 2010, o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas, mais conhecido como Pró-Residência (BRASIL, 2009). O Programa financia a abertura e ampliação de vagas de Residência Médica (RM) nas especialidades e nas regiões definidas como prioritárias pelos próprios gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa é um marco na construção e implementação de uma política pública que sintonize a formação médica especializada às necessidades e prioridades de saúde do país, favorecendo a organização dos serviços do SUS em Redes de Atenção e rediscutindo modelos curriculares e o perfil de competências do profissional especializado.

Os resultados da PRM-P de Sobral mostram que essa realidade pode ser modificada. O Programa dispõe de três vagas anuais, o que traz a capacidade de formar, proporcionalmente, três vezes mais Psiquiatras por habitante que a capital, Fortaleza (excetuando-se zonas metropolitanas).