Medicina de Família e Comunidade

 

A Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade, pós-graduação destinada a profissionais médicos, se caracteriza por processo formativo que articula numa relação de interdependência as categorias ensino e serviço (educação e trabalho), sob a orientação de profissionais de elevada qualificação técnica, humana e política. Orienta-se pelas normativas definidas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A especialidade de Medicina de Família e Comunidade (MFC) possui princípios e corpo de saberes que tem como centro da formação e atenção, as pessoas e seus contextos de produção de vida. Ademais é requerido deste especialista a competência para perceber e agir sobre problemas que, frequentemente, se caracterizam como complexos. Contexto que anuncia o desafio da formação do médico de família e comunidade.

O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) de Sobral credenciado em 2006, é coordenado pela Escola de Saúde Pública Visconde Saboia (ESP-VS) e desenvolvido em parceria com as instituições de ensino superior do município que dão conformação ao Sistema Saúde Escola (SSE) de Sobral. Este Programa considera, desde sua construção, os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Básica, a Política Nacional de Promoção da Saúde, o contexto local com seus marcadores sociais, econômicos, culturais que se traduzem no perfil sociodemográfico e epidemiológico, bem como a organização da Rede de Atenção à Saúde do Município.

Nesse sentido, o PRMFC contempla estratégias para ampliar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde para o enfrentamento das necessidades e problemas de saúde da população de Sobral, além de colaborar com o desenvolvimento dos profissionais de saúde ao fortalecer a relação ensino-aprendizagem nos serviços e territórios de atuação dos residentes. O PRMFC também objetiva influenciar a construção de novos modelos educacionais de pesquisa e de cuidado, implicando na melhoria da prestação de serviços oferecidos à população da cidade e região.

Apresenta uma inovadora organização curricular que aborda uma íntima articulação entre teoria/prática, sem subordinações. Utiliza uma abordagem pedagógica construtivista e fundamentada na aprendizagem significativa e de adulto. Focaliza metodologias ativas de aprendizagem tanto na formação de residentes como na educação permanente de docentes e preceptores. Utiliza laboratórios com uma concepção voltada ao estudo autodirigido e ao desenvolvimento da prática profissional.

A gestão do Sistema de Saúde de Sobral é plena e conta com uma rede de serviços municipais que são campos de assistência e de formação para os futuros e atuais profissionais da saúde. É neste contexto de ensinagem que os residentes do PRMFC de Sobral se inserem, aprendem e ensinam.