Residência Multiprofissional em Saúde Mental


Como parte de um movimento integrado entre ESP-VS e RAISM, em 2013, é criado o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (RMSM). Contando com o financiamento de bolsas do Ministério da Saúde, ofertou 10 vagas, a cada dois anos, para as categorias de educação física, enfermagem, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Em 2015, com o final da primeira turma (2013-2015), foram ofertadas vagas para a segunda turma (2015-2017), ainda com oferta bianual. Somente em 2018 a oferta de vagas passa a ser anual.

A Residência Multiprofissional em Saúde Mental organiza-se com carga horária total de 5.760 horas, sendo 4.608 horas de carga horária prática e teórico-prática, e 1.152 horas de carga horária teórica. Estas atividades são desenvolvidas com o apoio de: dois (2) Docentes do Sistema Saúde Escola, que desenvolvem Apoio Institucional nos CAPS II e RAISM e acompanham os profissionais-residentes para o aprimoramento da formação na área de concentração da saúde mental; e cinco (5) Preceptores que orientam os residentes a partir da especificidade de atuação de cada núcleo profissional. A RMSM da ESP-VS busca a partir destas atividades práticas, teórico-práticas e teóricas o aperfeiçoamento dos profissionais-residentes a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), Reforma Psiquiátrica Brasileira e interprofissionalidade.

A carga horária prática e teórico-prática corresponde ao exercício profissional dos residentes no Centro de Atenção Psicossocial Damião Ximenes (CAPS II – Geral) e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas Francisco Hélio (CAPS II – AD). Além da atuação específica nos CAPS os residentes realização ações para o fortalecimento da articulação intersetorial e interinstitucionais da RAISM, com a execução de ações em Escolas, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centros de Referências Especializado em Assistência Social (CREAS), Trevo de Quatro Folhas, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, Programa Saúde na Escola e serviços de outras secretarias municipais.

No que tange a carga horária teórica, os residentes realizam durante os dois anos os módulos que compõem a matriz curricular do curso, são elas:

Módulos da Matriz Curricular do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental

MÓDULOS TEÓRICOS CARGA HORÁRIA (horas/aula)
01 Abordagens terapêuticas 52h
02 Atenção à Crise 52h
03 Atenção em saúde mental (criança, adolescente e idoso) 52h
04 Atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas 104h
05 Bioética e ética profissional 52h
06 Cultura e Saúde Mental 52h
07 Educação Permanente e Residências em Saúde 52h
08 Educação Popular e Participação Social em Saúde 104h
09 Epidemiologia e Vigilância em Saúde 52h
10 Família, Gênero e etnia 52h
11 Organização e gestão do cuidado em saúde 52h
12 Metodologia de Pesquisa I e II 112h
13 Políticas Públicas e Promoção da Saúde 104h
14 Psicopatologia 52h
15 Saúde mental – Rede de Atenção Psicossocial – Conceitos, Evolução e Legislação 104h
16 Saúde Mental e Saúde Comunitária 104h
T O T A L 1.152 HORAS
Fonte: Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.

Projeto Pedagógico do Curso de Residência em Saúde Mental (2017). Para avaliação dos módulos teóricos os residentes realizam produções textuais, seminários crítico-reflexivos nos serviços e avaliações por competências. Estas atividades avaliativas possuem consonância reflexiva entre si, buscando o aprofundamento e consistência formativa.

No intervalo de sete anos (2013-2019) foram formados nesse programa de residência trinta e seis (27) Especialistas em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, com previsão de mais seis (6) egressos até fevereiro de 2020 (Turma IV), e nove (9) até 2021 (Turma V). A distribuição dos egressos/categoria profissional por turma pode ser visualizada na figura a seguir.

Figura – Distribuição dos egressos por turma de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.
Fonte: Própria.

Para tanto, é importante ressaltar que este programa de residência encontra-se em constante avaliação das suas práticas pedagógicas a fim de se aproximar do educação humanista, consciente e inclusiva, com respeito as diversidades étnicas, religiosas, de gênero, culturais e tantos outros modelos de diversidade passíveis de atuação dos seus egressos.