Residência Multiprofissional em Saúde da Família



O programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) é orientado pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a partir das necessidades e realidades locais.

A RMSF constitui modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu, em regime de tempo integral, com carga horária semanal de 60hs e dedicação exclusiva, em conformidade com a Portaria Interministerial nº 1.077 de 12 de novembro de 2009 e a Resolução nº 2 de 13 de abril de 2012. Foi implantada através da parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal de Sobral tem a Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia como responsável pela coordenação técnico-pedagógica, através da Resolução nº 001 de 15 de fevereiro de 2008 da Secretaria da Saúde de Sobral, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú.

A RMSF tem como objetivo geral desenvolver tecnologias para a Estratégia Saúde da família, a partir da construção de competências teórico-metodológicas, técnico-operativas, sociais, políticas e humanas para as diversas categorias profissionais da saúde, de modo orgânico, participativo e alimentador da prática, na perspectiva da Promoção da Saúde, com vistas à transformação de práticas para a consolidação do SUS.

A RMSF tem como finalidade propiciar a formação qualificada de profissionais de saúde em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, principalmente, a integralidade da atenção e do cuidado, a interdisciplinaridade, a Promoção da Saúde e a intersetorialidade, tendo como concepção pedagógica a Educação Permanente em Saúde e como cenários de ensino-aprendizagem, a rede de atenção integral do SUS. O modelo proposto para a RMSF de Sobral procura se apoiar nos seguintes pressupostos teórico-metodológicos: na Promoção da Saúde, Educação Popular, Educação Permanente e na Abordagem por Competência.

A residência tem como cenário de aprendizagem a Estratégia Saúde da Família e toda a Rede de Atenção à Saúde do município de Sobral. A vivência do residente em Saúde da Família deve ser a de compreender, problematizar e estruturar a ESF no seu território de atuação. Não se trata de observar as atividades, o fazer dos profissionais, mas ser sujeito ativo que pensa, reflete, elabora e faz com base na realidade local de forma participativa e orgânica.

As equipes multiprofissionais abrangem as categorias profissionais de enfermagem, serviço social, odontologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, nutrição e farmácia e atuam no Sistema de Saúde do município de Sobral.

A primeira turma, iniciada em 1999, foi constituída exclusivamente por médicos (19) e enfermeiros (45). Já foram concluídas 14 turmas, com 375 profissionais preparados para atuação no Sistema único de saúde e estamos em processo de formação das turmas 15ª e 16ª.