Sobre


A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia - EFSFVS foi inaugurada em 06 de julho de 2001, na gestão do prefeito Cid Ferreira Gomes sendo à época Secretário Municipal da Saúde e Desenvolvimento Social Luiz Odorico Monteiro de Andrade, tendo como missão a promoção de ações educativas na área da saúde junto ao Sistema Saúde de Sobral, na perspectiva de transformar práticas de trabalho e indicadores sanitários.

Surge no contexto da reforma sanitária brasileira como a primeira escola municipal do seu gênero. Tendo localmente o desafio de subsidiar, no campo da saúde pública, as novas políticas e práticas decorrentes das profundas mudanças implantadas em Sobral a partir de 1997, quando do estabelecimento de um novo projeto político-administrativo para a cidade. Este projeto demandava, entre outros aspectos, um modelo de atenção à saúde baseado no compromisso com as diretrizes e os princípios do Sistema Único de Saúde - SUS elegendo como campo prioritário a Atenção Básica.

A EFSFVS trabalha na perspectiva de promover em seus processos educativos uma concepção ampliada e integral de saúde, assumindo tanto na sua identidade institucional como nas suas práticas pedagógicas a Estratégia Saúde da Família - ESF como marco central. Isso implica reconhecer a importância e o impacto desta estratégia para a organização, desenvolvimento e transformação da realidade sanitária local.

Observa-se ao longo dos 18 anos de sua existência que os processos educativos deflagrados e desenvolvidos pela EFSFVS vêm crescendo em volume e complexidade. Este crescimento advém do reconhecimento pela qualidade e relevância de sua ações educativas no campo da saúde pública com destaque especial para a Estratégia Saúde da Família. A visibilidade que a EFSFVS tem logrado se manifesta em diversos contextos, tanto no plano interinstitucional como político, e ainda, em dimensões territoriais que transcendem o local ganhando abrangência estadual, nacional e até internacional.

Registramos uma série de eventos que antecedem o marco inaugural em julho de 2001 da EFSFVS. Estes dizem respeito aos primeiros movimentos no campo da educação na saúde empreendidos localmente no período de 1997 até 2000 e que vão produzindo e catalisando as condições objetivas para sua constituição enquanto uma organização dotada de uma estrutura física e de um projeto pedagógico.

Importante destacar ainda que durante mais de uma década de existência a EFSFVS tem assumido e aprimorado um modelo de gestão que a insere na perspectiva de uma escola cidadã: participativa, democrática e pública.

Estiveram na condução administrativa e pedagógica da EFSFVS os seguintes professores-diretores:

  • Tomaz Martins Júnior
  • Maria Inês Vasconcelos do Amaral
  • Vicente de Paula Teixeira Pinto
  • Geison Vasconcelos Lira
  • Maria Socorro de Araújo Dias