Sobre


A Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - ESP-VS foi inaugurada em 06 de julho de 2001, tendo como missão a promoção de ações educativas na área da saúde junto ao Sistema de Saúde de Sobral, na perspectiva de transformar práticas de trabalho e indicadores sanitários.

Surge no contexto da reforma sanitária brasileira como a primeira escola municipal do seu gênero. Tendo localmente o desafio de subsidiar, no campo da saúde pública, as novas políticas e práticas decorrentes das profundas mudanças implantadas em Sobral a partir de 1997, quando do estabelecimento de um novo projeto político-administrativo para a cidade. Este projeto demandava, entre outros aspectos, um modelo de atenção à saúde baseado no compromisso com as diretrizes e os princípios do Sistema Único de Saúde - SUS elegendo como campo prioritário a Atenção Básica.

Observa-se ao longo dos 18 anos de sua existência que os processos educativos deflagrados e desenvolvidos pela ESP-VS vêm crescendo em volume e complexidade. Este crescimento advém do reconhecimento pela qualidade e relevância de sua ações educativas no campo da saúde pública. A visibilidade que a Instituição tem logrado se manifesta em diversos contextos, tanto no plano interinstitucional como político, e ainda, em dimensões territoriais que transcendem o local ganhando abrangência estadual, nacional e até internacional.

A ESP-VS é precedida por um conjunto de eventos que marcam o início do movimento sanitário na cidade de Sobral. Estes fatos criam a necessidade de investimentos nos trabalhadores e colaboradores que a época, foram convocados a apoiarem técnica e pedagogicamente todo um cenário de mudanças na saúde local. Dentre as iniciativas de fortalecimento das estratégias de efetivação das mudanças está a implantação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família – RMSF que tem sua primeira turma no ano de 1999. Tal fato cria, juntamente com outros, as condições superestruturais para o advento de uma escola de saúde.

Dois anos depois a ESP-VS foi inaugurada, mais precisamente no dia 06 de julho de 2001, na gestão do prefeito Cid Ferreira Gomes, sendo à época secretário municipal da Saúde e Desenvolvimento Social Luiz Odorico Monteiro de Andrade. Cabe o registro de ser esta a primeira escola municipal em Saúde da Família do Brasil.

Considerando estes movimentos externos e internos a ESP-VS vai trabalhando na perspectiva de promover em seus processos educativos uma concepção ampliada de saúde, assumindo tanto na sua identidade institucional como nas suas práticas pedagógicas a Estratégia Saúde da Família - ESF como marco central. Isso implica reconhecer a importância e o impacto desta estratégia à organização, desenvolvimento e transformação da realidade de saúde local.

Observa-se ao longo dos 21 anos de sua existência que os processos educativos deflagrados e desenvolvidos pela ESP-VS vêm crescendo em volume e complexidade. Este crescimento advém do reconhecimento da qualidade e relevância de suas ações educativas no campo da saúde coletiva. A visibilidade que a ESP-VS tem logrado se manifesta em diversos contextos, tanto no plano interinstitucional como político, e ainda, em dimensões territoriais que transcendem o local ganhando abrangência estadual, nacional e até internacional.

Ressalta-se que a ESP-VS tem assumido e aprimorado um modelo de gestão que a insere na perspectiva de uma escola cidadã: participativa, democrática e pública. Nesse período merece referência a presença de alguns nomes que estiveram na condução administrativa e pedagógica da ESP-VS. Segue-se a lista com os seguintes professores-diretores da ESP-VS:

 

  Tomaz Martins Júnior (In memoriam)

  Tomaz Martins Júnior e Maria Inês Vasconcelos do Amaral

  Vicente de Paula Teixeira Pinto

  Maria Socorro de Araújo Dias

  Geison Vasconcelos Lira e Francisca Lopes de Sousa

  Maria Socorro de Araújo Dias

  Osmar Arruda da Ponte Neto