Profissionais da Saúde recebem primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Sobral

Postado por Blog da ESP-VS em terça-feira, janeiro 19, 2021
 
http://www.sobral.ce.gov.br/images/midia/tv/VACINA_02.jpg
 
 A imagem pode conter: 1 pessoa, sentando
 
Ana Maria do Nascimento, 64, e Francisca Elenilda Rodrigues Garcia, 52, foram as primeiras pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19 em Sobral, nesta segunda-feira (18/01), no Hospital de Campanha Dr. Francisco Alves. A primeira é agente de saúde e a segunda é técnica em enfermagem e desde o início da pandemia, em março de 2020, atuam na linha de frente da luta contra o coronavírus. Além delas, cerca de 7 mil profissionais de saúde que fazem parte do grupo prioritário também receberão a vacina no município.

Estiveram presentes ao ato o prefeito Ivo Gomes e a vice Christianne Coelho, além da secretária da Saúde Regina Carvalho, que é enfermeira e fez a aplicação da vacina.

Ao todo, Sobral recebeu 2.251 doses do imunizante. Serão vacinados, neste primeiro momento, apenas profissionais da saúde da linha de frente de combate à Covid (UTI’s, emergências e enfermarias) e idosos que residem em asilos.

Os profissionais deverão solicitar o agendamento da sua vacinação por meio do site da Prefeitura de Sobral e aguardar o aviso da data e do horário, que será enviado por e-mail.

Logo em seguida, em data que ainda será divulgada pela Secretaria da Saúde de Sobral, assim que chegarem novas doses no município receberão a vacina os outros profissionais de saúde e idosos com mais de 75 anos (em suas residências). Os idosos deverão ter cadastro no SUS e não precisarão fazer o agendamento.

Na segunda fase do grupo prioritário estão os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira, pessoas com comorbidades. Já na quarta e última fase entram os profissionais de salvamento, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, professores, policiais e guardas municipais.

O tempo de intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina é de 14 a 28 dias. A vacinação deverá ocorrer nos mesmos locais, segundo explica a secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho.