Comitiva de Lançamento do Programa PEP++ visita a ESP-VS

Postado por Blog da ESP-VS em sexta-feira, março 06, 2020


Nesta quinta feira, 05 de março de 2020, foi realizada em Sobral a Primeira Dose Simbólica do “Programa PEP++: Interrupção da transmissão do Mycobacterium leprae”. A cerimônia integrou as atividades do lançamento estadual do Programa no Ceará, ocorrido no dia anterior. 

O Programa PEP++ é um estudo multicêntrico internacional que está sendo desenvolvido em três países (Índia, Indonésia e Brasil), que concentram cerca de 80% dos casos novos de hanseníase no mundo (OMS, 2019). Em termos percentuais, o Brasil é o segundo mais endêmico dentre estes. O estudo parte da hipótese de que é possível interromper a transmissão do M. leprae ao utilizar a estratégia da quimioprofilaxia para contatos próximos e sociais de pessoas acometidas pela hanseníase. No Brasil, esta pesquisa ocorre em dois municípios do Ceará: Fortaleza e Sobral. 

A administração da primeira dose para a população sobralense foi realizada pela Secretária de Saúde de Sobral, Dra. Regina Célia, em evento contemplando diversos setores e parceiros envolvidos na pesquisa. 

Na ocasião, a comitiva com representantes da organização não governamental holandesa NLR, que coordena internacionalmente o estudo, da organização NHR Brasil, além de visitar o Centro de Controle de Zoonoses, conheceu as instalações da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), instituição que, em nome da Prefeitura e da Secretaria da Saúde de Sobral, coordena a pesquisa PEP++ no município. Dentre as ações já desenvolvidas, destacam-se: mapeamento dos casos de Hanseníase em Sobral; estudo piloto para avaliação do desempenho de teste rápido para triagem da infecção por Mycobacterium leprae; estudo de desenvolvimento inclusivo de pessoas com deficiência e/ou atinfigdas pela Hanseníase; estudo de conhecimento, atitudes, práticas e percepções relativos à Hanseníase; formação de profissionais multiplicadores e de Agentes Comunitários de Saúde; oficinas formativas para gestores e ações alusivas ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a Hanseníase. 



Categories: