Voce sabe o que é Educação Permanente em Saúde ?

Postado por Blog da ESP-VS em quarta-feira, outubro 26, 2011


A Política Estadual de Educação Permanente em Saúde é uma estratégia de articulação intersetorial com a finalidade de transformar e qualificar as práticas de saúde, a organização das ações e dos serviços de saúde, o controle social, os processos formativos e as práticas pedagógicas na formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde. Foi criada em por portaria da Secretaria da Saúde em julho de 2008, depois de ter suas diretrizes pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e aprovadas pelo Conselho Estadual de Saúde, com base na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Apesar de parecer somente um nome diferente para designar as ações de formação e desenvolvimento dos profissionais, a Educação Permanente em Saúde é um conceito desenvolvido no campo da educação para pensar a conexão entre educação e trabalho, a aprendizagem significativa, a relevância social do ensino e as articulações da formação para o conhecimento e o exercício profissional organizado com saberes técnicos e científicos e também com uma ética da vida e das relações (BRASIL, 2005).

A organização dos processos de Educação Permanente, em Sobral no âmbito do Sistema de Saúde de Sobral, parte da compreensão de um Sistema de Saúde Escola, onde cada espaço se configure e desenvolva processos de trabalho em saúde a partir de permanente reflexão e transformação desses processos. A Escola de Formação em Saúde da Família, referência como Sistema de Saúde Escola, desenvolve um trabalho que estimula e promove a Educação permanente para os profissionais do Sistema de Saúde de Sobral, este trabalho é cuidado por um Grupo de Trabalho que dialoga, planeja junto aos profissionais do Sistema, organiza as frequências e certificação, entre outras atividades.

Desta forma, podemos concluir que a Educação Permanente em saúde é uma ferramenta potente e estratégica para a transformação de práticas. Para que possa acontecer com toda sua força, contudo, é preciso ampliar as discussõs nesse campo, fomentar sua implantação nos diferentes cenários de prática da ESF pelo Brasil afora, assim como, e não menos importante, deter-se na avaliação das experiências exitosas em andamento.