Secretaria da Saúde de Sobral dá início a ações de conscientização da campanha Novembro Azul

Postado por Blog da ESP-VS em terça-feira, novembro 07, 2023

 

Com o objetivo de alertar sobre a importância do cuidado com a saúde integral do homem, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), deu início nesta segunda-feira (06/11) às ações do Novembro Azul.

A campanha visa alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença e, para isso, o município elaborou uma programação com diversas ações durante o mês de novembro.

A abertura aconteceu no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e contou com a presença da coordenadora da Atenção Especializada, Tamires Félix, e da gerente do CEM, Walkíria Viana. Durante a acolhida, aconteceu a apresentação de música e espetáculo de fantoche do Núcleo de Arte e Educação Popular em Saúde da ESP-VS com o boneco "Capitão Barbino" para os pacientes atendidos na unidade. Em seguida, foram abordados temas relacionados à prevenção do câncer de próstata.

Durante todo o mês, as unidades de saúde vão intensificar atividades como palestras educativas, realização de exames e atendimento médico, rodas de conversa, abordando diversos temas referentes à prevenção e aos cuidados com a saúde integral do homem.

A CAMPANHA

O Novembro Azul é um movimento mundial criado com a finalidade de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), dentre os fatores associados ao desenvolvimento da doença estão o estilo de vida, a idade avançada, hereditariedade, obesidade e exposição a componentes como fuligem, arsênio e produtos derivados de petróleo.