Secretaria da Saúde de Sobral realiza mutirão de mamografias em parceria com Caminhão Amigo do Peito

Postado por Blog da ESP-VS em terça-feira, outubro 24, 2023

 

 A Secretaria da Saúde (SMS), por meio da Célula de Saúde da Mulher, realizará, entre os dias 26 e 28 de outubro, um mutirão de mamografia com o programa "Caminhão Amigo do Peito", unidade móvel destinada à saúde da mulher. A ação tem como objetivo realizar exames de mamografia e proporcionar um diagnóstico precoce do câncer de mama.

A unidade móvel ficará alocada em frente ao Centro de Saúde da Família (CSF) de diferentes bairros da sede (Vila União, Sinhá Saboia, Santa Casa) e de alguns distritos (Rafael Arruda e Torto). Além disso, os atendimentos serão realizados mediante agendamento via CSF, com emissão de boleto.

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Por meio desse procedimento, é possível detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

A SMS reforça a importância da realização bianual da mamografia para todas as mulheres de 50 a 69 anos, prioritariamente as que nunca fizeram mamografia ou que tenham realizado em 2021 ou em algum ano anterior.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (26/10)
CSF Vila União - 7h

Sexta-feira (27/10)
CSF Sinhá Saboia - 7h
Santa Casa de Misericórdia - 13h

Sábado (28/10)
CSF Rafael Arruda e Torto - 7h

 

Fonte:Secretaria Saúde de Sobral