Enfermeiros e técnicos têm momento de educação permanente sobre Ressuscitação Cardiopulmonar

Postado por Blog da ESP-VS em sexta-feira, julho 23, 2021
A Secretaria da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), realizou, nos dias 12, 13 e 14 de julho, um momento de educação permanente sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) para enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Dr. Estevam. O encontro teve como facilitador o enfermeiro e tutor da ESP-VS, José Jeová Mourão Neto, e o enfermeiro Geilson Mendes de Paiva, do Hospital Regional Norte.
 
A iniciativa teve como objetivo fortalecer as ações de enfermagem frente às situações de emergência em parada cardiorrespiratória. Participaram da capacitação 11 profissionais em cada momento, respeitando as normas de segurança e limites de distanciamento para controle da pandemia.
 
A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) é o procedimento mais importante numa situação de parada cardíaca. Segundo a coordenadora de gerência de risco do Hospital Dr. Estevam, Kauanny Gomes Gonçalves, “os profissionais de saúde precisam estar qualificados para um atendimento de qualidade frente às situações de parada cardiorrespiratória. Uma RCP adequada aumenta significativamente as chances de sobrevivência”.
 
Na metodologia, foram apresentadas as novas diretrizes da American Heart Association (2020) e realizadas aulas práticas em manequins, direcionadas ao atendimento de RCP.
 

 
Categories: