Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia é selecionada para elaborar obra técnica e didático-pedagógica alusiva aos 15 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
A Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS) foi selecionada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para elaborar obra técnica e didático pedagógica sobre “Promoção da saúde, prevenção e autocuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)”. O tema foi um dos mais concorridos nesse processo. O edital de seleção de projetos foi alusivo aos 15 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde e buscava instituições que tivessem interesse em concorrer para a elaboração de obras técnicas e didático-pedagógicas sobre a implementação de iniciativas de promoção da saúde, alinhadas com os princípios, valores, objetivos, diretrizes e eixos da Política Nacional de Promoção da Saúde.
Coordenada pela Profa. Dra. Maria Socorro de Araújo Dias, Diretora Geral da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, a proposta objetiva elaborar obra técnica que congregue marcos teóricos, conceituais e operacionais para a implementação e operacionalização das ações de promoção da saúde, prevenção e controle de DCNT; Fomentar processos formativos a partir da vertente didático-pedagógica transversalizada na obra; Fortalecer a Promoção da Saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, orientadas pela articulação e cooperação intra e intersetorial e pela formação da Rede de Atenção à Saúde com ampla participação e controle social; e Promover a garantia e sustentabilidade de princípios instituídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O edital foi organizado em dois grupos, sendo cada um com 10 temas. A concorrência se deu em âmbito nacional, com a participação de pesquisadores de várias universidades e escolas de saúde pública. Independentemente da quantidade de projetos submetidos por tema, somente um projeto por tema poderia ser aprovado e selecionado. Para cada projeto selecionado será destinado um valor de R$ 60.000,00, repassados mediante celebração de Carta Acordo com a OPAS/OMS.
A proposta selecionada será organizada em quatro (04) seções, a saber: (i) Promoção da Saúde; (ii) Prevenção de Agravos; (iii) Prevenção dos principais Fatores de Risco para DCNT; e (iv) Organização do Cuidado e Controle das DCNT. Importante esclarecer que cada seção será composta por três capítulos que buscarão estabelecer um arcabouço teórico, conceitual, normativo e organizacional da produção de ações orientadas pela Promoção da Saúde e seus pressupostos.
Com isto, a Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS) reforça seu compromisso com movimentos transformadores das práticas profissionais em saúde com vistas a qualificar a atenção a pessoas e coletividades, e fortalecer o sistema de saúde.
Link para acesso ao Resultado Final: Resultado