Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia realiza treinamento em Broncoaspiração para Agentes de Saúde

Postado por Blog da ESP-VS em sexta-feira, maio 07, 2021
A Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), juntamente com o Hospital Regional Norte (HRN), realizou entre os dias 26 e 30 de abril treinamento em Broncoaspiração para os Agentes Comunitários de Saúde do Município. O Grupo de Trabalho de Educação Permanente (GTEP) da ESP-VS foi o responsável pela facilitação que contou também com Nutricionista, Fonoaudiólogo e Enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente do HRN. 
 
 “Considerando o momento atual de pandemia, em que muitos pacientes estiveram internados e intubados por consequência da infecção pelo coronavírus, tornou-se necessário capacitar os agentes de saúde, que atuam em todos os bairros da cidade de Sobral, para a atenção e cuidado desses pacientes e de outros, como idosos, bebês e pessoas com disfagias que podem sofrer de broncoaspiração”, destacou Dra. Regina Carvalho, Secretária da Saúde. 
 
A broncoaspiração consiste na entrada de substâncias estranhas nas vias aéreas inferiores, ou seja, é a aspiração imprópria de conteúdo gástrico ou da orofaringe. A proposta do treinamento surgiu da necessidade de maior atenção para o cuidado de pacientes em domicílio que apresentam algum tipo de dificuldade em alimentar-se ou comprometimento do autocuidado. O treinamento contou com a participação de 400 Agentes Comunitários de Saúde. 
Fotos a seguir: 
 
 
Categories: