Atividades do Janeiro Roxo reforçam ações de combate à hanseníase em Sobral

Postado por Blog da ESP-VS em quarta-feira, janeiro 27, 2021
 
 
Além de estar classificada como uma das doenças negligenciadas no Brasil, a hanseníase continua sendo um problema de saúde pública no País. Neste sentido, para intensificar as ações do Janeiro Roxo, o Programa PEP++, coordenado pela NHR Brasil e executado em parceria com Secretaria da Saúde de Sobral por meio da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), tem realizado ações levando informações importantes para o controle da doença em Sobral.
Destaca-se que por todo o Brasil, as ações do Janeiro Roxo buscam gerar visibilidade sobre o tema em seus diversos aspectos, como a transmissão, a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento gratuito. As mobilizações deste período são feitas em alusão ao último domingo de janeiro, data que marca o Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase.
Dentre as ações já desenvolvidas e em curso, destacam-se: realização de abordagens educativas em sala de espera, abordagem educativa às pessoas que já fizeram tratamento, movimento de sensibilização com profissionais da saúde, roda de quarteirão e busca ativa de novos casos (Dia D do Janeiro Roxo).