ESP-VS apoia ação intersetorial e interdisciplinar para a promoção de Saúde Bucal no Centro POP

Postado por Blog da ESP-VS em segunda-feira, outubro 07, 2019
O Centro de Referência Especializada para a população em situação de rua (Centro POP) recebeu, em 25 de setembro, uma roda de conversa sobre hábitos saudáveis de higiene Bucal, prevenção e complicações das infecções odontogênicas para a população em situação de rua (PSR). 

Conduzida pela residente de odontologia de saúde da família Suênia Macêdo, residentes em saúde mental Ludmila Alves (enfermeira), Cleano Mesquita (educador físico) e Joel Siqueira Júnior (educador físico), enfermeira do Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e Felipe, Psicólogo do Centro POP, a roda proporcionou, à população em situação de rua (PSR), uma conversa sobre hábitos saudáveis de higiene bucal, prevenção e complicações das infecções odontogênicas. 

Na ocasião, foram distribuídos kits odontológicos para todos os participantes. A PSR é uma população que necessita de cuidados em saúde bucal pois muitos deles subutilizam os serviços ofertados pelos Centros de Saúde da Família (CSF) e, por alguns fazerem uso de drogas e substâncias psicoativas, os hábitos de higiene são esquecidos, apresentando infecções de origem odontogênicas que podem agravar ainda mais a sua situação. 

Devido a isso, essa ação teve como objetivo orientar sobre hábitos saudáveis de higiene bucal, promover saúde para que não desenvolvam futuramente infecções dentárias e que haja, principalmente, mudança de maus hábitos para bons hábitos de higiene bucal, prevenindo cáries, gengivite, doença periodontal e câncer de boca, em vista, do consumo de álcool e drogas e outros fatores de risco associados. 

Há uma forte demanda por ações em saúde para PSR. Devido a isso, a ação busca a integralidade, equidade do cuidado em saúde bucal para que essa população tenha acesso a assistência odontológica dentro dos CSF. Assim, provocar impactos na saúde e reduzir os danos para que se alcance autoestima e motivação para a construção do processo que lhes devolverão a sua autonomia. 


Categories: