ESP-VS promove diálogo sobre Setembro Amarelo na CAGECE

Postado por Blog da ESP-VS em terça-feira, setembro 24, 2019
Em 18 de setembro, na sede da CAGECE, residentes em saúde da família da ESP-VS promoveram uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, que trata sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. 

A ação aconteceu com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a temática, bem como desenvolver estratégias para o reconhecimento de pessoas em situação de sofrimento e a importância de se ter uma escuta qualificada e valorização do que as pessoas apresentam. Buscou fortalecer a proposta intersetorial entre o Centro de Saúde da Família (CSF) Gerardo Carneiro Hardy e a CAGECE, equipamentos que desenvolvem, com frequência, atividades relacionadas à saúde dos colaboradores. 

O momento beneficiou 28 pessoas e foi conduzido pelos residentes em saúde da família Cirliane Morais (fisioterapeuta), Ismael Lee (educador físico), Débora Fontenele (assistente social), Rebeca Dias (farmacêutica) e os colaboradores da CAGECE. A atividade iniciou com a música “É preciso saber viver”, que foi cantada por todos. Em seguida, perguntas relacionadas à temática foram utilizadas na metodologia do “jogo da velha”, o qual proporcionou a possibilidade de colocação de dúvidas, inquietações e pensamentos acerca do Setembro Amarelo. 

Essa ação sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida tornou-se um importante instrumento de educação em saúde, pois alertar a comunidade da necessidade de ter momentos de lazer e relaxamento em suas rotinas diárias, como cuidados com a saúde mental. 




Categories: