Abertura da 3ª edição do Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica com Ênfase nos Núcleos de Apoio em Saúde da Família – Curso NASF-AB

Postado por Blog da ESP-VS em terça-feira, março 26, 2019
A abertura das turmas do Ceará da 3ª edição do Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica com Ênfase nos Núcleos de Apoio em Saúde da Família – Curso NASF-AB, aconteceu no Hotel Praza Suites, em Fortaleza, de 21 a 23 de março. 

Trata-se de curso de qualificação profissional em nível de Aperfeiçoamento, na modalidade semipresencial, com duração de 6 meses, 6 encontros presenciais nos municípios de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, com o envolvimento de trabalhadores da Atenção Primária do Ceará. O curso é promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Coordenação de Educação a Distância (EAD/ENSP-Fiocruz) e do Centro de Saúde Germano Sinval Faria, em parceria com os Departamentos de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS) e de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) do Ministério da Saúde com o apoio no estado do Ceará da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Tem como público-alvo profissionais de saúde de diversos municípios do Estado do Ceará

O Curso Nasf-AB tem como objetivo principal mobilizar atores para o processo de reflexão, problematização e qualificação da atenção básica, com a finalidade de considerar este curso como processo formativo e de mobilização, na perspectiva de um “curso-movimento”; e avançar na concretização das práticas de apoio matricial na atenção básica.

A abertura do encontro contou com as presenças de representantes da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, do COSEMS/CE, da ENSP/Fiocruz, da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, do Núcleo do Ministério da Saúde no Estado do Ceará e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. 

Na ocasião foi apresentada a proposta do curso aos educandos, bem como discutidos alguns dados nacionais relativos aos NASF-AB, como os resultados preliminares do 3º ciclo do PMAQ. Para abrilhantar o momento de abertura, também contamos com uma intervenção das Cirandas da Vida, uma iniciativa de movimentos populares de Fortaleza/CE centrada nos princípios e práticas da educação popular na luta pelo direito à saúde de qualidade para todos.

Seguem fotos do encontro:





Categories: