Residentes da EFSFVS, em parceria com CSF’s Coelce e Alto do Cristo, desenvolvem momentos de Educação em Saúde na Semana do Bebê

Postado por Blog da ESP-VS em segunda-feira, junho 25, 2018
A Semana do bebê acontece no Município de Sobral - CE desde 2011, sendo uma estratégia de mobilização social, que tem como intuito priorizar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até 6 anos. Diante disso, a Equipe de Residentes Multiprofissional em Saúde da Família (Thiago Paiva - Psicólogo, Silvia Ximenes- Nutricionista, Juciara Linhares - Fisioterapeuta, Yvina Parente - Dentista, Silvinha Vasconcelos - Enfermeira) juntamente com o apoio de outros profissionais dos Centros de Saúde da Família dos bairros Coelce e Alto do Cristo, desenvolveram momentos de Educação em Saúde que enfatizavam o estímulo, o cuidado e a afetividade durante a primeira infância. 

As ações realizadas contemplaram diversos temas, como: Aleitamento materno exclusivo até o sexto mês; Introdução da alimentação complementar; Aspectos psicológicos que permeiam o período gravídico, puerperal; Saúde bucal do bebê, Técnicas de massagem e relaxamento para o bebê. 

Muito além de repassar orientações, as ações desenvolvidas fomentaram o estímulo à construção do novo sentido do termo Saúde, em que no seu sentido mais amplo, não se restringe apenas a ausência de doenças, mas contemplar o bem estar biopsicossocial. 

As atividades realizadas estimularam o cuidado e afetividade entre mãe e filho, além de reforçar o vínculo entre os profissionais que compõem as equipes das unidades de saúde e os usuários deste equipamento.

Seguem fotos dos momentos:







Categories: