PET GraduaSUS/UVA promove Seminários de integração ensino-serviço-comunidade

Postado por Blog da ESP-VS em quinta-feira, outubro 13, 2016

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-GraduaSUS) do Curso de Enfermagem da UVA realizou dois seminários como parte das atividades de divulgação e de articulação de ações de ensino, pesquisa e extensão e contribuição para a mudança na formação dos graduandos na área de Saúde, aproximando-a ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os seminários “Análise Epidemiológica das Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti” – realizado em 27 de junho de 2016 – e “Modelo de Atenção às Condições Crônicas” – realizado em 11 de julho de 2016 – foram abertos à comunidade acadêmica e profissionais que atuam na atenção básica no em Sobral. Os encontros foram realizados no auditório do Centro de Ciências da Saúde da UVA (CCS), no campus Derby, e reuniram cerca de 300 estudantes de Enfermagem.

O segundo seminário tratou da realidade epidemiológica local e do modelo de atenção às condições crônicas no Município de Sobral. Foram convidadas a participar como conferencistas a Coordenadora da Vigilância à Saúde de Sobral, Pedagoga e Enfermeira, Francisca Leite Mendonça Escócio, e a Coordenadora da Atenção da Saúde, a médica Josiane Alves Dorneles.

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UVA, o PET-GraduaSUS, desenvolve ações que visam envolver profissionais que atuam no SUS e comunidade acadêmica, buscando a interdisciplinaridade, a integração ensino-serviço, a humanização do cuidado, a integralidade da assistência e atividades que considerem a diversificação de situações e redes colaborativas na formação para o SUS.

PET-GraduaSUS

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-GraduaSUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Saúde e Instituições de Ensino Superior (IES).

O Sistema de Saúde Escola de Sobral participa com um projeto integrando a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Federal do Ceará (UFC), com os cursos de Enfermagem e Medicina, respectivamente, e conta com 12 monitores, 10 preceptores, 06 tutores e 01 coordenadora geral.

Integram o Pet-GraduaSUS do Curso de Enfermagem da UVA: Prof.ª Dr.ª Maria Socorro de Araújo Dias (Coordenadora Geral do PET-GraduaSUS representando o Sistema Saúde Escola); a Prof.ª Dr.ª Maristela Inês Osawa Vasconcelos (Coordenadora do PET-GraduaSUS Enfermagem); Prof.ª Dr.ª Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquqerque, Prof.ª Dr.ª Maria Adelane Monteiro da Silva; Prof.ª Dr.ª Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas e Prof. Marcos Ribeiro Aguiar (Tutor).

Participam também do PET-GraduaSUS Enfermagem os seguintes profissionais do Sistema Saúde Escola de Sobral, como preceptores: Maria José Galdino Saraiva, Carina Guerra Cunha, Márcia Maria Santos da Silva, Glênia Costa Aguiar e Heluanna Cavalcante Rodrigues.

Atuam como monitores do PET-GraduaSUS Enfermagem: Joaquim Ismael de Sousa Teixeira, Jamylle Lucas Diniz, Ismael Brioso Bastos, Ivina Alessa Bispo Silva, Ana Karoline Barros Bezerra e Isabelly Oliveira Ferreira. Saiba mais: (88)3611-6725.

Fonte da Notícia: http://www.uvanet.br/noticias_mostra.php?id=1522


Categories: