XIV Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – EXPOEPI

Postado por Blog da ESP-VS em segunda-feira, novembro 17, 2014

Nos dias 27 a 31 de outubro, em Brasília, foi realizado a XIV Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em  Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – EXPOEPI. Na oportunidade o Sistema Municipal de Saúde Escola de Sobral, representado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Secretaria da Saúde Sobral-Ce, participaram da Mostra Competitiva. 
Segundo a comissão científica da EXPOEPI, foram inscritos 742 experiências do Brasil, destas apenas 51  foram escolhidas e divididas em 17 eixos temáticos, onde cada eixo teve três apresentações orais que foram selecionadas, dentre elas destacamos a nossa  experiência local GEOPROCESSAMENTO DOS CASOS DE HANSENÍASE EM SOBRAL – CE, NO PERÍODO DE 2003-2013: FERRAMENTA DE VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E CONTROLE. Esse trabalho foi desenvolvido por um coletivo que envolveu a preceptoria e tutoria do Pró-Pet Saúde/UVA, composta por profissionais que atuam no Sistema Municipal de Saúde de Sobral e Estudantes do curso de enfermagem e educação física, sob a Coordenação da Profa. Drª Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque e a equipe de saúde da família do Centro de Saúde da Família do Sinhá Saboia. 
Assim, ressalta-se a relevância da parceria interinstitucional entre Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Secretaria Municipal de  Saúde de Sobral-Ce e Ministério da Saúde, no desenvolvimento de tecnologias inovadoras na interface serviço, formação, extensão e comunidade, com vistas à melhoria da qualidade da educação interprofissional e da assistência no SUS.