Sobral-CE fica em primeiro no Prêmio INOVA-SUS 2013 do Ministério da Saúde

Postado por Blog da ESP-VS em quinta-feira, janeiro 16, 2014


Sobral (CE) obteve o primeiro lugar no Prêmio INOVA-SUS 2013, promovido pelo Ministério da Saúde, cujo resultado final foi divulgado através da Portaria Nº 61, de 10 de Dezembro de 2013. A cidade concorreu com um projeto implantado pela Secretaria de Saúde que trata do SIREMU, um Sistema de Informação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família que gerencia a formação e o trabalho na saúde. Ao todo, 131 trabalhos foram inscritos em todo o Brasil, sendo 15 projetos escolhidos pelo Ministério da Saúde, ficando Sobral na liderança.

Com a classificação, o município irá receber um prêmio de R$ 200 mil para investir no aprimoramento desta tecnologia da informação que permite inovação no Sistema Saúde Escola de Sobral, que está sob a coordenação da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia – EFSFVS, que tem como Diretora a profª. Drª. Maria Socorro de Araújo Dias.

Convém destacar que a proposta do SIREMU nasceu de uma pesquisa mais ampla que objetivava avaliar a efetividade dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde da Família no Estado do Ceará, coordenada pela profª. Drª. Maristela Ines Osawa Vasconcelos, assessora de pesquisa da EFSFVS, da qual participavam outros profissionais desta instituição de formação da Secretaria da Saúde. Atualmente, o SIREMU vem sendo gerenciado pelo professor de Educação Física André Luis Façanha da Silva, preceptor de Educação Permanente em Saúde da EFSFVS, Pet-Saúde e da categoria de Educação Física da RMSF.

Prêmio
Segundo o Ministério da Saúde, o prêmio tem como objetivo valorizar, reconhecer e premiar as melhores práticas e/ou inovações relacionadas à gestão do trabalho na saúde, que busquem excelência e inovação, aprimorem a qualidade dos serviços, a melhoria das condições de trabalho e do atendimento no SUS, tendo como público alvo as Secretarias Estaduais, Secretarias Municipais de Saúde e do Distrito Federal, Consórcios Públicos e Fundações Públicas, no âmbito do SUS.

Desta forma, o trabalho intitulado SIREMU: UMA TECNOLOGIA DE GESTÃO E FORMAÇÃO NOS PROCESSOS DE TRABALHO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, ganha destaque nacional ao vencer o prêmio INOVA-SUS 2013, na área temática Gestão da Informação do Trabalho no SUS.

Para a Secretária da Saúde, Drª. Mônica Lima Sousa, a classificação de Sobral no prêmio nacional ressalta o comprometimento do poder municipal com a Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e promete apoiar e valorizar cada vez mais os processos de formação em serviço e, por conseguinte, o Sistema Municipal Saúde Escola de Sobral.