AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE INSETICIDA DE COMBATE A DENGUE

Postado por Blog da ESP-VS em terça-feira, julho 17, 2012

 
Os Agentes de Combate as Endemias tiveram um dia proveitoso na última sexta-feira,dia 13 na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia. A Dra. Simone Frazão, médica do trabalho do CEREST conversou com os agentes sobre os efeitos do Novaluron à saúde. O Novaluron é um inseticida utilizado no combate a dengue e é colocado nas caixas d'água com o objetivo de inibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. De acordo com a médica, esse inseticida pode ser tóxico ao homem e ao meio ambiente se não for usado conforme orientação. "Ele pode provocar irritação cutânea e ocular e pode apresentar alta toxidade para organismos aquáticos", alertou a Dra. Simone.
Nesse encontro, que faz parte das ações de educação permanente da Escola,as discussões foram em torno dos cuidados na segurança do trabalho e das dificuldades na atividade dos agentes de endemias. Foram dadas orientações sobre como manusear os instrumentos de trabalho, afim de serem evitados acidentes e também sobre medidas de primeiros socorros.

Algumas informações sobre o Novaluron:
  • O novaluron é um inibidor da síntese de quitina (CSI) e foi recentemente recomendado pela Organização Mundial de Saúde para uso em água potável, o que o qualifica como uma alternativa viável ao controle de larvas do vetor de dengue;
  • Em condições de laboratório novaluron apresentou grande eficácia sobre larvas de Aedes aegypti da cepa Rockefeller: total inibição da emergência de adultos viáveis desta cepa foi obtida com a concentração 0,4(miu)g/L;
  • Novaluron também se mostrou eficaz sobre as populações do campo testadas e nenhuma delas apresentou resistência a este CSI, independente de seu status de resistência aos inseticidas químicos avaliados.