Integração Ensino-Serviço (IES)



A Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia incluiu em seu organograma funcional, em agosto de 2011, o Grupo de Trabalho de Integração Ensino-Serviço (GTIES), com o objetivo de regular os campos de prática no Sistema Saúde Escola de Sobral à demanda de estágios das instituições formadoras e à capacidade do Sistema de Saúde em proporcionar essa experiência de forma equânime e justa, considerando as necessidades dos estudantes, dos trabalhadores da saúde e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este grupo de trabalho atua visando contribuir com o aumento da efetividade das práticas e saberes no campo da saúde pública, reconhecendo a importância do fortalecimento dos processos formativos na área da saúde. Tais práticas em campo ocorrem em algumas modalidades: estágio, visita técnica e vivências de extensão.

O GTIES estabelece fluxos a serem seguidos para organização das práticas de estágios, visitas técnicas e vivências de extensão, de modo a favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, fortalecer os espaços de formação em saúde e promover uma assistência de qualidade para população.

Inicialmente a Instituição de Ensino (IE), deve articular através de diálogo e negociação junto à Escola de Saúde Visconde de Saboia, as condições formais necessárias à solicitação de campos para estágio e firmação de convênio com a Prefeitura municipal de Sobral, concedente do estágio. Após convênio firmado, para solicitação dos campos, a IE deve cadastrar a solicitação na Plataforma Saboia, e o GTIES analisará a capacidade instalada dos serviços para verificação de vagas de estágio. Para a inserção dos estudantes em campo, faz-se necessário ainda a entrega do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e apólice do seguro dos alunos. Após a confirmação das vagas e documentos entregues, os estudantes são encaminhados para início do estágio.

O fluxo de regulação é esquematizado na figura a seguir:



A Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia responsável por mediar vivências de aprendizagens de campo, tem buscado contribuir para a qualidade do aprimoramento das competências dos futuros trabalhadores da saúde, o diálogo interinstitucional e, principalmente, o fortalecimento do SUS. A regulação das vivências de estágio por meio da consolidação de parcerias entre o Sistema de Saúde e as Instituições de Ensino tem contribuído na ressignificação do processo de formação dos estudantes e profissionais inseridos no Sistema Saúde Escola.

  • CARTILHA DE ESTÁGIOS DO SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE SOBRAL - Baixe aqui