Residentes realizam visitas domiciliares ao idoso no território do CSF do Novo Recanto

Postado por Blog da ESP-VS em segunda-feira, agosto 20, 2018
No dia 16 de agosto de 2018 a Fonoaudióloga Residente Pamella Karoline e o Fisioterapeuta Residente Tiago da Rocha realizaram visitas domiciliares ao idoso com disfagia e comprometimento locomotor, no território do Centro de Saúde da Família do Novo Recanto. O destaque dessa visita se dá pelo papel da Fonoaudiologia na Estratégia Saúde da Família, que com tempo, devido ao exercício da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, tem ganhado reconhecimento da sua prática pelos usuários do sistema de saúde de Sobral, Ceará.
O fonoaudiólogo é um profissional que dedica seu trabalho a comunicação humana. Envolve o uso da voz, da fala, dos gestos, das expressões faciais e corporais na escrita e da audição. A atuação fonoaudiológica engloba ações de promoção, proteção e recuperação da saúde nos diversos aspectos relacionados à comunicação humana: linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, audição, equilíbrio, sistema miofuncional orofacial, cervical e deglutição. O fonoaudiólogo em conjunto com os demais profissionais da equipe visa instituir a integralidade do cuidado físico e mental dos usuários do Sistema Único de Saúde.
No cuidado ao idoso, as modificações dos órgãos fonoarticulatórios e da musculatura oromiofuncional e cervical, ocasionam disfunções orofaciais tais como a mastigação e a deglutição. Deste modo, ressalta-se a importância desse profissional, junto a equipe multiprofissional no cuidado a população idosa, proporcionado a Atenção Primária um maior grau de resolutividade dos problemas de saúde.


Categories: