Roda Ampliada da Residência Multiprofissional em Saúde da Família em homenagem às mulheres

Postado por Blog da ESP-VS em sexta-feira, março 13, 2020
O protagonismo e luta das mulheres 

A Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia de Sobral-Ce realizou, neste dia 11 de março de 2020, no auditório da Secretaria da Saúde de Sobral, a Roda Ampliada do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF). A atividade, organizada por residentes e docentes do Programa, destacou o protagonismo feminino e a trajetória de lutas vivenciadas pelas mulheres em busca de transformações sociais. 

Na oportunidade, contamos com a presença de artistas mulheres, evidenciando a contribuição feminina para a arte no município. Também participou da atividade a cientista social Fernanda Brito, Militante do Movimento Levante da Juventude, coordenadora pedagógica da ECOA, que dialogou sobre o contexto de luta das mulheres pelos seus direitos no enfrentamento do machismo, do racismo e da discriminação, produzidos historicamente pela sociedade patriarcal, racista, colonialista e excludente. Em roda de conversa com os residentes e docentes foram abordados, ainda, os principais desafios no cuidado à saúde das mulheres no Sistema Único de Saúde – SUS. 

Este momento destacou-se pelo cuidado de ambiência e de programação não só para reconhecer o protagonismo das mulheres, mas também para estimular o fortalecimento da unidade do coletivo de docentes e discentes deste programa de Residência, que comemorou também o credenciamento da nossa Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia como Escola de Governo.





Categories: