ESP-VS promove aula inaugural dos Programas de Residências Multiprofissionais

Postado por Blog da ESP-VS em sexta-feira, março 06, 2020


Aula inaugural da XVII turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e VI turma da Residência Multiprofissional em Saúde Mental

Os desafios das residências em saúde no contexto atual 

A Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS) de Sobral-Ce realizou, neste dia 02 de março de 2020, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, a aula inaugural das suas novas turmas dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde da Família e em Saúde Mental. 

Nesta oportunidade, contamos com a presença do professor convidado Dr. Antônio Rodrigues Ferreira Júnior, Coordenador do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que proferiu uma rica exposição acerca dos fundamentos e dos desafios colocados pela realidade atual para as residências e para o Sistema Único de Saúde – SUS. 

Este momento abriu o acolhimento introdutório dos trinta residentes de Saúde da Família e dez de Saúde Mental, que estarão, nos próximos dois anos, vivenciando um intenso processo de formação em serviço nos Centros de Saúde da Família e nos Centros de Atenção Psicossocial na sede de Sobral. 

Vale destacar a apresentação artística do Grupo de trabalho de Arte e Educação Popular em Saúde, além da mesa de abertura com gestores do Sistema Saúde Escola de Sobral e o debate com a participação de docentes e discentes desta Escola.

Esta aula magna foi uma importante contribuição para reafirmamos nosso compromisso com a coprodução de sujeitos na construção permanente de sentidos, saberes e práticas para a consolidação e defesa do SUS. Que nossos novos residentes assumam, com todos nós, que fazemos a Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia e o Sistema Saúde Escola de Sobral, este desafio nos territórios e serviços onde atuarão. 

Seguem fotos da aula inaugural:







Categories: