Residentes em saúde da família da ESP-VS realização educação em saúde na Escola José Parente Prado

Postado por Blog da ESP-VS em quinta-feira, setembro 26, 2019
Na manhã de 20 de setembro, residentes e docente em saúde da família da ESP-VS e professores da Escola José Parente Prado, localizada no bairro Sumaré, promoveram uma ação de educação em saúde sobre Bullying e prevenção de suicídio para os estudantes. A ação objetivou abordar e sensibilizar os alunos sobre o bullying no ambiente escolar. 

Na oportunidade, também foi abordado a relação do bullying com a campanha do setembro amarelo e a prevenção ao suicídio. O momento se deu por meio de metodologias ativas, a fim de inserir os alunos na atividade e gerar reflexão sobre a temática discutida. 

"Levamos material pronto, com alguns adjetivos utilizados na prática do bullying. E na dinâmica pedimos para alguns dos alunos "despirem" a aluna (exposta no desenho) desses julgamentos e atos violentos, que são intencionais e repetidos no ambiente escolar e o resultado da construção deles foi muito gratificante para nós profissionais da saúde", afirmou Juliane Braga, Assistente Social da Residência em Saúde da Família. 

"Essa articulação entre Saúde e Escola são de extrema importância no estreitamento de vínculos, além de contribuir também no processo educativo dos alunos. Ficamos felizes por as Escolas abrirem esse espaço para que a gente possa juntos trabalhar a promoção da saúde dentro do ambiente escolar", ressaltam os Residentes em Saúde da Família (profissionais da educação física, enfermagem, nutrição e serviço social) que atuam no Centro de Saúde da Família (CSF) do Sumaré.












Categories: