ESP-VS apoia ação sobre Saúde Mental e Adolescência em Escola do Município

Postado por Blog da ESP-VS em segunda-feira, setembro 30, 2019
A Escola José Euclides Ferreira Gomes (Cirão) recebeu, em 25 de setembro, uma roda de conversa sobre saúde mental e estratégias de cuidado para adolescentes em sofrimento mental, para estudantes do ensino médio em tempo integral da referida escola. 

Conduzida pelos residentes de Saúde Mental, Samilly Elise de Souza e Cleilson Nobre Bandeira, e a tutora Lígia Livalter, do Programa de Residência em Saúde Mental, a ação é parte do trabalho desenvolvido pelos residentes de saúde mental do segundo ano, com o intuito de discutir questões relacionadas a transtornos mentais, redução de danos, cuidado em saúde mental para adolescentes e redes de apoio, bem como temas transversais referentes à convivência em sociedade. 

Na ocasião, exibiu-se um vídeo informativo sobre ansiedade, onde, posteriormente, os adolescentes expuseram situações relacionadas a sintomas ansiosos e tiraram dúvidas sobre sofrimento mental. Em seguida, dialogou-se sobre estratégias de cuidado a partir do cotidiano destes adolescentes, através da exposição de alguns objetos na qual eles foram se identificando, de acordo com suas rotinas. Ao final, realizamos a divulgação da Rede de Atenção Integral a Saúde Mental de Sobral e o fluxo dos serviços. 

O momento oportunizou aos adolescentes lidar com suas emoções e identificar situações de sofrimento mental, a partir das informações e discussões realizadas. Possibilitou-se, ainda, ajuda necessária, através do conhecimento da rede de cuidado do município, a fim de melhorar sua qualidade de vida e superar a situação de adoecimento. 




Categories: