Residentes em Saúde da Família promovem ação comunitária na Pedra Branca

Postado por Blog da ESP-VS em terça-feira, julho 31, 2018
Os profissionais da equipe 3 da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Diógenes (Docente do Sistema Saúde Escola de Sobral), Pamella (Fonoaudióloga), Suênia (Enfermeira) e Tiago (Fisioterapeuta), com o apoio das Enfermeiras residentes Auxiliadora e Renata, do Agente Comunitário de Saúde Matheus, e dos Internos do Curso de Enfermagem da UVA Leonardo e Cíntia, realizaram no último sábado, 28 de julho de 2018 das 08h às 12h, uma ação comunitária na Pedra Branca, zona rural do Centro de Saúde da Família do Alto da Brasília.
A ação aconteceu na igreja situada na localidade, onde foram realizados testes rápidos para detecção das Hepatites virais, alusivo ao mês de combate as Hepatites, julho amarelo. Também foram realizados testes para detecção de outras infecções sexualmente transmissíveis.
Concomitante a realização dos testes rápidos foi realizada um círculo de cultura com a comunidade sobre “o que é participação social?”. A ideia foi de empoderá-los sobre a visão social e ampliada de saúde, com a intenção de despertar os sentidos de corresponsabilidade e visão generalista do processo saúde-doença.
Segundo dados do Cadastro Domiciliar disponíveis no E-SUS, a comunidade da Pedra Branca possui uma população de 351 pessoas, dos quais apenas 2 utilizam plano de saúde, enquanto os demais só utilizam o Sistema Único de Saúde. Nesta ação foram alcançados 45 usuários, entre mulheres e homens na faixa etária de 16 a 70 anos de idade, e oportunizou o acesso da comunidade ao serviço descentralizado de saúde.






Categories: