Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia e Universidade Estadual Vale do Acaraú celebram a conclusão das turmas de Residências em Saúde em Sobral

Postado por Blog da ESP-VS em quarta-feira, fevereiro 15, 2017
A noite dessa segunda-feira, dia 13 de fevereiro, ficou marcada pela cerimônia de encerramento da 12ª turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, 7ª turma do Programa de Residência Médica em Psiquiatria e 2ª turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), campus Derby.

As residências em saúde são processos formativos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Saúde de Sobral (através da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia - EFSFVS), juntamente com a Universidade Estadual Vale do Acaraú. O financiamento dos Programas de Residência é de responsabilidade do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Sobral. Dentre as instituições parceiras figuram a Universidade Federal do Ceará, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, e o Hospital Dr. Estevam Ponte, além dos diversos serviços que compõem o Sistema Saúde Escola do município.

O título de especialista em Saúde da Família foi concedido para 27 profissionais da área da saúde, dentre as categorias enfermagem, educação física, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Na área médica, 01 profissional concluiu a Residência Médica em Psiquiatria. Já o título de especialista em Saúde Mental foi concedido a 09 profissionais das áreas de enfermagem, educação física, psicologia e serviço social.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo Secretário da Saúde do município de Sobral, Dr. Gerardo Cristino Filho, pela Diretora da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Dra. Maria Socorro de Araújo Dias, pela Vice Reitora (representando o Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú), Dra. Izabelle Mont`Alverne Napoleão Albuquerque, pela coordenadora da 2ª Turma de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Profa. Claudine Carneiro Aguiar, pela coordenadora da 12ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Profa. Márcia Maria Santos da Silva, pelo preceptor da Residência Médica em Psiquiatria que representou a coordenadora Narceli América de Alencar Azevedo, Prof. Mikkael Duarte dos Santos, pelo preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Prof. Aristides Parente da Ponte Filho e pela mãe da residente Lia Rodrigues Vasconcelos, a Sra. Aldaísa Maria Rodrigues dos Santos.

Durante a solenidade, o secretário da Saúde, Dr Gerardo Cristino, falou da importância de considerar o processo histórico de transformação de serviços e práticas no sistema local de saúde: "Não podemos esquecer do passado, muitos trabalharam e estudaram para formar essa residência sólida, e aqueles que deram o primeiro passo no passado de forma direta ou indireta ajudaram vocês a estarem aqui hoje. Essa residência é fundamental para que possamos melhorar ainda mais a saúde pública", destacou.

A coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Márcia Santos, disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) não será mais o mesmo depois que esses profissionais ingressarem no mercado, e ratificou o agradecimento a todos os que estavam presentes e que contribuíram direta ou diretamente para que esta vitória fosse possível.

Na oportunidade participaram: residentes de outras turmas, familiares dos residentes, docentes dos programas de Residência, gerentes dos Centros de Saúde da Família, trabalhadores do Sistema de Saúde Escola, autoridades locais, e amigos dos formandos. O evento se configurou como um momento de celebração e fortalecimento de parcerias entre a Universidade Estadual Vale do Acaraú e Secretaria da Saúde de Sobral, como estratégia de ampliação dos processos formativos no âmbito do SUS.

No encerramento do evento ocorreu uma homenagem aos residentes, com o Grupo de Trabalho de Arte e Educação Popular em Saúde da EFSFVS.






Categories: