Participação da EFSFVS na 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES

Postado por Blog da ESP-VS em quarta-feira, junho 01, 2016
IMG-20160601-WA0019 IMG-20160601-WA0022 IMG-20160601-WA0040 IMG-20160601-WA0009
 A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS) participou da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES, em Curitiba (PR), de 22 a 26 de maio, por meio do lançamento do livro Promoção da Saúde: um tecido bricolado, que tem sua diretora profª. Drª. Socorro Dias como um de seus organizadores, juntamente com os professores Maria de Fátima de Souza Antero Machado (URCA) e Franklin Delano Fortes (UFPB).

Publicado pelas Edições UVA, o livro apresenta aborda temas e experiências em serviços de saúde, vivenciados por mestrandos da primeira turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), realizado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, envolvendo outras oito Instituições de Ensino Superior do Nordeste. De acordo com a Professora Socorro Dias, o livro “é a expressão da conquista das universidades envolvidas, no que se refere ao desafio de responder às demandas da sociedade, e na promoção do desenvolvimento regional, na formação ética e contextualizada e na reflexão sobre o processo de trabalho e a produção do cuidado em saúde na atenção básica”.

A diretora da EFSFVS integrou ainda a Comissão Nacional de Organização da 22ª Conferência e participou do Comitê de Relatoria, comunicando as contribuições teóricas e práticas da Conferência sobre promoção da saúde e equidade.

Alguns docentes da EFSFVS também apresentaram trabalhos de relevante importância para a Promoção da Saúde.

A enfermeira docente Silvinha de Sousa Costa apresentou dois trabalhos. Com o título “Interdisciplinaridade no processo de formação de multiplicadores adolescentes para Promoção do Autocuidado: Dialogando sobre saúde sexual e reprodutiva”, o trabalho teve como objetivo descrever a importância da interdisciplinaridade da saúde e educação no processo de formação de um grupo de adolescentes multiplicadores de informações na proposta de prevenir as DST, na Escola da rede pública de Sobral/Ceará. O segundo trabalho teve como título “Processo de implantação do teste rápido em HIV e Sífilis na região de saúde Sobral: relato de experiência” e objetivou descrever o processo de implantação do teste rápido em HIV/SIFILIS no âmbito da Rede Cegonha para profissionais da atenção básica na região de saúde de Sobral.

A enfermeira tutora docente da EFSFVS Viviane Oliveira Mendes Cavalcante apresentou o trabalho “Abordagem grupal como estratégia de Promoção da Saúde de gestantes adolescentes na Estratégia Saúde da Família”, que teve como objetivo relatar a contribuição de momentos de abordagem grupal para gestantes adolescentes e profissionais na Estratégia Saúde da Família.
Categories: