Oficina de Transferência de Tecnologia Moodle (ENSP/FIOCRUZ)

Postado por Blog da ESP-VS em segunda-feira, maio 09, 2016


A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia (EFSFVS), instituição integrante da Rede de Escolas Técnicas do SUS, está participando da Oficina de Transferência de Tecnologia Moodle, que aconteceu de 02 a 06 de maio, no laboratório de informática da EFSFVS e conta com a participação dos profissionais de informática e web design da Escola. O projeto é desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) e pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) e tem como objetivo dar suporte à implantação do projeto Educação a Distância da EFSFVS e demais escolas integrantes da Rede.

O primeiro momento da oficina abordou o processo de configuração do Moodle. Participaram deste momento o Coordenador do projeto (Mauricio De Seta), o Expert em Infraestrutura de TI, Alex Amorim e Fábio Leira (Expert e Administrador do Moodle), profissionais da ENSP/FIOCRUZ; Luciano Parente, profissional de TI da Prefeitura de Sobral e Fabrícia Rocha, administradora do Moodle da EFSFVS.


No segundo momento foi abordado o processo de organização de projetos educativos no Moodle e teve a presença dos profissionais de assessoria pedagógica da EFSFVS, coordenadores de cursos e administradora do Moodle. Conduzem esse momento Mônica Rezende, Tatiane Nunes (Expert em Moodle) e Jaime Vieira (WebDesigner), profissionais da (ENSP/FIOCRUZ).
 A Escola de Saúde está, por meio dessa cooperação de transferência de tecnologia, se capacitando para implementar processos educacionais de desenvolvimento de trabalhos do SUS em Sobral por meio da tecnologia à distância. As ofertas vão viabilizar a atualização dos trabalhadores de forma ágil, com maior democratização do tempo e da forma mais conveniente para o profissional, não sendo necessário deslocá-lo do seu processo de trabalho para o encontro de atualização teórico conceitual Escola. “Essa oficina integra um conjunto de outras ações que a Escola de Saúde tem no compromisso de promover e cuidar dos processos de educação permanente dos trabalhadores da saúde do município de Sobral”, afirmou Socorro Dias, diretora da EFSFVS. 

Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem, onde os cursos ocorrem na modalidade on-line, em que os alunos conseguem, em horários alternativos, interagir com os conteúdos, colegas de estudo e docentes do curso, não precisando estar todos juntos num lugar só. “Com o moodle sendo trabalhado nessas três etapas que compõe o projeto, poderemos fazer com que no final de todo o processo a Escola da Saúde tenha independência para montar seus próprios cursos na modalidade à distância”, afirmou Maurício de Seta, coordenador da área de tecnologias educacionais da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). 

Para Mônica Rezende, que trabalha na equipe de criação do desenvolvimento de processos educativos na Educação à Distância da ENSP/FIOCRUZ e é a assessora pedagógica da oficina, “a ideia é fazer uma discussão sobre o uso da tecnologia nos processos educacionais, pensando em tecnologia não como uma coisa isolada, separada da proposta política pedagógica do curso. Estamos apresentando uma ferramenta e quais são as possibilidades de uso, associadas sempre a proposta do curso, para que não fique o curso e os processos educativos isolados”. 

O projeto já passou pelas Escolas de Saúde Pública de Goiás, do Paraná, de Minas Gerais e tem previsão de seguir para Aparecida de Goiânia (GO), Rondônia e Mato Grosso do Sul, demais escolas integrantes da Rede.








Categories: