Solenidade de entrega de certificados do Curso de Testagem Rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Postado por Blog da ESP-VS em terça-feira, janeiro 28, 2014
Aconteceu ontem, dia 27.01, no Auditório do CCS, a solenidade de entrega de certificados do Curso de Testagem Rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C para os profissionais do Sistema de Saúde de Sobral. O município, sempre pioneiro em várias ações de saúde; já capacitou 88 profissionais das Unidades Básicas de Saúde na estratégia da aplicação do teste rápido para HIV, sífilis, hepatites B e C, visando um pré-natal de qualidade.

A testagem rápida faz parte da Estratégia Rede Cegonha e tem como objetivo principal realizar no 1º 2º e 3º bimestres o exame de HIV e Sífilis nas gestantes (teste rápido) através da oferta, e do aconselhamento, visando medidas de prevenções e intervenções, de forma precoce, evitando a transmissão vertical, implementando o melhor acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV. A aplicação do teste pode ser estendida para outros grupos populacionais além das gestantes.

A abertura e acolhimento do evento foram realizados pelo GT de Arte e Educação da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Fizeram-se presentes na composição da mesa: Drª Mônica Sousa Lima (Secretária da Saúde), Francisco Ivan Júnior (Secretário Adjunto), Maria Socorro de Araújo Dias (Diretora Geral da EFSFVS), demais coordenadores da Atenção à Saúde do Município (Josiane Dorneles, Francisca Dulcinalda de Paula Braga, Carina Guerra Cunha) e Telma Martins (coordenadora do Programa de DST/AIDS do Estado do Ceará).

Agradecemos aos facilitadores do curso e outros profissionais que de alguma forma, contribuíram para a realização destas capacitações.