VER SUS - Vivências e Estágios na Realidade do SUS

Postado por Blog da ESP-VS em terça-feira, abril 17, 2012


O distanciamento entre os cursos de formação na área da saúde e a realidade do Sistema de Saúde no qual seus egressos serão inseridos é um desafio a ser superado para a consolidação do SUS. Entendendo a inserção na realidade como um elemento fundamental para a formação de profissionais torna-se necessário que os diversos atores envolvidos na formação de graduação (docentes e discentes) possam se aproximar mais das experiências dos sistemas de saúde, seja no campo da gestão, da assistência, vigilância como também do controle social.
É na perspectiva de aprofundar as discussões e instrumentalizar os docentes e discentes envolvidos nos cursos de graduação na área da saúde que a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, ofereceu o VER-SUS Sobral, que foi concluído neste sábado, dia 14 de abril. 
A experiência iniciou dia 27/01/12, com a realização de um Seminário de Planejamento, seguido das vivências propriamente ditas durante o mês de fevereiro que ocorreram em Cariré, Sobral e Tianguá de acordo com os eixos: Atenção à Saúde, Vigilância à Saúde, Gestão da Saúde e Controle Social. 
Em março e abril aconteceram encontros com os facilitadores/tutores para subsidiarem as reflexões teóricas sobre as vivências e finalmente a realização dos Seminários Finais para o compartilhamento e reflexões acerca das vivências, totalizando 80 horas.
Participaram 53 pessoas, dentre alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física das seguintes instituições de ensino UVA, UFC e INTA, as atividades foram avaliadas como positivas, proveitosa e de suma importância para a formação profissional e atuação futura no SUS.