Em 8 dias, primeira UPA da capital faz 870 atendimentos

Postado por Blog da ESP-VS em segunda-feira, abril 02, 2012

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) da capital, construída pelo governo do Estado na Praia do Futuro, Rua Júlio Silva 440, realizou na primeira semana de funcionamento 870 atendimentos. Fez 278 exames laboratoriais e 29 exames de raio x. Abriu as portas para a população na noite de quinta-feira, 22, logo após a inauguração. Adultos com pressão arterial alta e crianças com cansaço e febre foram os casos mais comuns. Sem fechar de jeito nenhum, aberta até nas madrugadas e feriados, a UPA 24 horas atende casos de urgência e emergência, como queimaduras, cortes, quedas. Na UPA 24 horas os pacientes também recebem os primeiros atendimentos ao AVC.

No próximo dia 12 de abril mais outra UPA 24 horas será inaugurada pelo governador Cid Gomes na capital. Desta vez, no bairro Autran Nunes, na Rua Cardeal Arcoverde com avenida Senador Fernandes Távora. Outras duas unidades serão entregues à população de Fortaleza nos bairros Coaçu, próximo ao Centro das Tapioqueiras, na regional VI, onde segundo o IBGE moram 639.141 pessoas, a mais populosa da capital, e a outra no bairro Canindezinho. As instalações foram concluídas e estão sendo equipadas para inauguração.

Prioridades

O atendimento dos pacientes na UPA 24 horas da Praia do Futuro, que tem 15 leitos é de acordo com o grau de gravidade. Quem está mais grave, pelo Protocolo de Manchester, adotado na rotina da unidade, os casos de emergência são atendidos imediatamente. Nos casos muito urgentes os pacientes recebem atendimento no máximo em 10 minutos. Nos casos de urgência, a assistência pode ser feita em até 60 minutos. Os casos menos graves podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde. Já os casos leves podem aguardar até 240 minutos ou serem encaminhados para postos de saúde. Na área da recepção, onde é feito o acolhimento dos pacientes, um painel fixado na parede informa os pacientes sobre as prioridades de atendimento segundo o grau de gravidade.
Fonte: SESA