Rede de Escolas de Governo em Saúde Pública do SUS

Postado por Blog da ESP-VS em quarta-feira, março 14, 2012



Curso de Comunicação e Gestão da ENSP/Fiocruz elabora Documento de Referência para a Rede de Escolas de Governo em Saúde Pública do SUS 
O terceiro e último módulo do “Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Dialógica e Comunicação para Gestão Escolar”, foi realizado no período de 05 a 09 de março, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fiocruz, no Rio de Janeiro, com a participação de representantes das Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública, de todo país. O principal objetivo do Curso foi contribuir para o desenvolvimento institucional das Escolas e Centros Formadores que compõem a Rede de Escola, da qual a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia faz parte, por meio de um processo de qualificação das áreas de Comunicação e Gestão Escolar.
No primeiro módulo (de 22 a 26 de agosto/2011), o foco foi a apresentação do modelo de governança para resultados, análise de ambiente e definição dos componentes estratégicos (missão, visão e valores) para a escola fictícia e exercícios de Comunicação Pública para a Escola.
Na segunda Unidade de Aprendizagem (de 21 a 25 de novembro/2011), houve o painel sobre o debate contemporâneo em gestão pública e a construção do mapa estratégico da escola e apresentado o Mapa da Comunicação, pela professora Inesita Soares de Araújo (pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Comunicação e Saúde – Laces) que, durante as atividades de conexão, cada Escola o aplicou em seu ambiente, levando em consideração a realidade de cada uma. Por meio do Mapa da Comunicação foi possível levantar um diagnóstico sobre “de onde vem as informações para a formação de qualidade do trabalhador do SUS?
Já no terceiro e último módulo (de 05 a 09 de março), o foco foi a implementação e sistema de monitoramento & avaliação: identificação de indicadores, metas e iniciativas. Ainda foi construído pelos alunos, um documento que servirá de referência para todas as Escolas de Saúde Pública do país, após validação da Rede.
 Um dos facilitadores do Curso foi o Prof. Caio Marini, administrador público pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em engenharia industrial pela PUC, diretor do Instituto Publix e professor da Fundação Dom Cabral. “Este Curso é uma oportunidade de troca de experiências, de aprofundamento técnico e de desenvolver a cultura de gestão para resultados”, disse o professor.
Durante a 3ª Unidade ainda houve o momento para que os representantes das Instituições pudessem conhecer as atividades dos colegas dos outros Estados. Foi realizada um “Mostra de Experiências”, na qual as Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública expuseram banners, distribuíram folders e outras publicações que continham as ações desenvolvidas.
A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia foi representada pela Profa. Maria Socorro de Araújo Dias, Diretora da EFSFVS.